Infografia ou visualização de informação?

Eu andava confusa em relação às minhas leituras para entender melhor o meu tema e começar a escrever. Lá estava eu direcionando todas as minhas leituras para infografia e infografia em base de dados. Até que o meu orientador, Walter Lima, me chamou a atenção: meu tema é visualização de dados. Eu sabia disso no início, e me parece que eu entendia melhor a diferença, meio que por osmose mesmo. Onde foi que me perdi? Enfim…

Ou seja: estamos falando de apresentar ao usuário formas de se navegar em uma base de dados com grande volume de informações de uma forma clara e amigável. Ele bem que me avisou das poucas leituras em português sobre o tema. E uma das indicações obrigatórias de bibliografia, em inglês, que eu vinha adiando há tempos, tornou-se hoje meu livro de cabeceira. Acompanhado de um dicionário, óbvio. Trata-se de uma tese apresentada em 2008 por Michael Danziger para o Massachusetts Institute of Technology. O título é “Information visualization for the people”.

Minha leitura só começou, mas o autor já diferenciou bem o que é uma coisa e o que é outra. Ele usa o termo information visualization, que seria visualização da informação, mas que eu venho chamando de visualização de dados. Veja as diferenças em uma livre e modesta tradução minha:

Infográficos normalmente mostram as informações em suportes visualmente estáticos, como gráficos, tabelas, diagramas, etc.

Visualização de informação se refere ao uso de sistemas interativos para visualizar informação, focando em representações dinâmicas para exploração de grandes conjuntos de dados.

Pelo que o autor apresenta do trabalho, e pelo próprio título, dá para ver que ele abordará bastante a necessidade de a visualização de dados voltar-se cada vez mais ao “usuário comum”, e não apenas a atender públicos da área científica.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • adriana alves  On junho 23, 2010 at 11:21 am

    Oi, Ana!

    De fato, este tema causa bastante confusão por serem oriundas de áreas próximas, do design gráfico. Eu discordo veementemente do autor citado por você quando ele diz:

    “infográficos normalmente mostram as informações em suportes visualmente estáticos, como gráficos, tabelas, diagramas, etc.”

    Claro que essa assertiva está equivocada. Os infográficos quando migram para a internet ganham dinamismo, interatividade, imagens em movimento, 3D, etc. E agora, feito sob base de dados (esse foi tema da minha dissertação) é que eles se potencializam.

    A visualização de dados e infografia são conceitos muito próximos, ‘siameses”, eu diria.Se pegarmos, por exemplo, a definição do autor citado por você sobre visualização da informação, vemos que se encaixa para a infografia:

    “Visualização de informação se refere ao uso de sistemas interativos para visualizar informação, focando em representações dinâmicas para exploração de grandes conjuntos de dados”.

    E hoje em dia, a visualização saiu das mãos dos experts e cada vez mais o usuário pode produzir infográficos dinâmicos na web, como você bem colocou.

    abraços!!

    • Ana  On junho 23, 2010 at 12:11 pm

      Oi Adriana! Obrigada pela sua contribuição. A sua dissertação, inclusive, também está na minha relação de referências. De fato, as infografias na web, principalmente as que em seu trabalho você classifica como infografias em base de dados, têm bastante dinamismo e de estáticas não têm nada. Como coloquei no post, estou iniciando esta leitura. Vamos ver de que forma o autor conduzirá ao longo do trabalho a distinção entre os tantos materiais ligados à infografia e à visualização de dados (e àqueles que unem as duas coisas) . Abs, Ana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: