Desperdiçando dados

Não podemos nos maravilhar com as diversas possibilidades tecnológicas que temos hoje e esquecer da nossa habilidade de contar histórias. Esta foi a reflexão que ficou na minha cabeça após ouvir Alberto Cairo no painel “A evolução da narrativa jornalística na Web” no 1º Seminário Internacional de Jornalismo Online, o Sijol. O evento, que também pautou meu post anterior, ocorreu neste sábado, 29 de maio, na Cásper Líbero, em São Paulo. Cairo é editor de multimídia e infografia da Editora Globo.

Um dos exemplos apresentados por Cairo que deu força ao ponto de vista que abre este post foi justamente a primeira peça de visualização de dados com a qual tive contato. Trata-se do gráfico do The New York Times abaixo. Ele apreenta excelentes dados da bilheteria do cinema norte-americano.

 

As marés altas e baixas dos filmes que entraram em cartaz nos EUA podem ser acompanhadas em uma linha do tempo que vai de 1986 a 2008. Clicando nos filmes, abre-se um breve resumo. Entretanto, nem todos têm este recurso disponível. Também dá para fazer buscas pelos nomes dos filmes.

Certamente este gráfico é riquíssimo se for analisada a quantidade de dados que contempla. Oferece ao usuário a possibilidade de consultar informações sobre filmes de diferentes épocas acessando a apenas uma página. Acontece que, como bem colocou Cairo durante o painel no Sijol, é pouco explicativo. No meu ponto de vista, a navegação é complicada, confusa demais. Um desperdício de tecnologia e de dados tão valiosos para uma navegação difícil. Imagino que só segura os internautas que estejam realmente muito interessados no assunto ou que precisem demais de algum dado que está ali.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: