Mapa do vazamento de óleo

Esta semana vi tweet do NYTgraphics com link para o mapa interativo do The New York Times que mostra a forma como se espalha a mancha de óleo no Golfo do México. O material apresenta a evolução do problema desde a data em que iniciou, 22 de abril. Frases curtas resumem a situação diária. Para aprofundar o assunto, ao final, textos mais completos explicam o problema e suas prováveis consequências.

Para quem se interessa em conhecer mais o trabalho do The New York Times neste sentido, vale dar uma olhada neste artigo, intitulado “The Journalist as Programmer: A Case Study of The New York Times Interactive News Technology Department”. É de autoria de Cindy Royal, da Universidade do Texas, e foi apresentado no Simpósio Internacional de Jornalismo Online, promovido em abril pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

A propósito, a primeira edição da versão brasileira deste evento ocorre neste sábado, 29 de maio, em São Paulo, E o Portal Terra transmitirá tudo ao vivo. Confira mais informações sobre o evento e link para assisti-lo via webcasting.

Eu devo passar a colocar vários exemplos de gráficos do The New York Times por aqui. É o jornal que acompanho o trabalho que mais utiliza gráficos interativos e com base de dados. Bem provável que seja o meu objeto de análise de caso do Trabalho de Conclusão de Curso.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: