Mapa interativo para “ver” os índices de homicídios

O exemplo de visualização de dados deste post é brasileiro. Faço buscas em sites jornalísticos de fora para tentar descobrir formas diferentes de visualização das notícias. Mas sempre gosto de ter exemplos que sejam o mais próximo possível da minha realidade. Gostaria de achar um bom caso tupiniquim para servir de análise no meu TCC, inclusive. Ainda não encontrei…

Buenas, o “Mapa da violência no Brasil 2010 – Anatomia dos homicídios no Brasil” é uma publicação do Instituto Sangari que faz um mapeamento dos homicídios no País. Aqui é possível fazer download da versão completa da publicação. Encontrei este estudo através do site do Estadão, que colocou no ar em março o mapa interativo que abre este post, e que deixa a consulta a estes dados bem mais interessante. Vasculhei o site do Instituto Sangari para conferir se a produção não era deles também. Como não encontrei no site, deduzo que seja criação do Estadão mesmo.

O mapa colorido se refere apenas à quantidade de homicídios em jovens entre 15 e 24 anos, faixa etária em que os números são maiores. O estudo fez o mesmo levantamento de outras idades também. Observe como o mapa muda de acordo com as cores selecionadas na lista ao lado dele. Também é possível pesquisar pelo nome das cidades e conferir a taxa de homicídios entre mais idades apuradas pelo estudo.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário